Dev Camp 2013

logo_devcampNa última sexta-feira e sábado, dias 10/05 e 11/05, aconteceu o DevCamp 2013 aqui em Campinas. O evento é uma conferência tecnológica com o objetivo de trocar informações sobre temas inovadores na área de criação, processo e desenvolvimento de software.

Antes de mais nada quero agradecer a iniciativa e o patrocínio da empresa onde trabalho, a IMA – Informática de Municípios Associados, de investir nos funcionários, possibilitando e incentivando  a nossa participação no evento. Demonstra que a empresa está buscando inovação e que acredita na parceria conosco.

Essa foi a primeira edição do evento e na abertura um dos organizadores, funcionário da empresa Dextra, explicou sobre a iniciativa de criar o DevCamp, afinal a região de Campinas possui mais de 100 empresas na área de tecnologia e telecomunicação e  não existe nenhuma conferência desse tipo na região para que os desenvolvedores possam trocar experiências, ideias e se conhecerem.DSCN2858

As palestras foram divididas em três categorias: a trilha Dev Roots com assuntos diretamente ligados ao desenvolvimento e para quem queria ver código; a trilha Além do código com assuntos ligados ao código, mas mais focados nas práticas, metodologias e conceitos; e a trilha Se liga nisso com assuntos inovadores e tendências no mercado de TI.

Alguns dos temas que me interessaram foram sobre a metodologia agile. Foram várias palestras sobre o assunto e para mim ficou claro a importância de se implantar o Agile de maneira consciente. É preciso entender a natureza do seu trabalho e  mudar a cultura da sua equipe para poder usar de forma positiva a metodologia.

Uma sigla que me deixou curioso foi TDD. TDD significa Test Driven Development, ou seja, Desenvolvimento dirigido por testes. São muitos os ganhos em escrever testes automatizados antes de codificar, facilitando assim os testes unitários e refatorações. E refatorar é uma prática necessária e que faz toda a diferença na qualidade do código.

Também fiquei conhecendo mais sobre o Python, a linguagem Go, o framework Django e ferramentas para desenvolver aplicativos móveis, como o Calatrava. Enfim, muita informação, novidades e ideias.

DSCN2918Não é fácil aplicar tantas práticas no dia-a-dia do trabalho de uma hora para outra, porém o evento me fez pensar muito sobre como eu posso melhorar meus códigos aos poucos. Acredito que cada linguagem e metodologia tem seus pontos positivos e negativos. Cada projeto tem suas características próprias e a melhor forma de ser implementado. Confesso que senti falta de alguma palestra sobre PHP, ja que é a linguagem de programação que uso no trabalho. Quem sabe em 2014 né?! Na dúvida já comecei a estudar Python risos.

O pessoal deixou  comentários e opiniões nas redes sociais durante o evento, inclusive os slides de algumas apresentações, para saber mais detalhes é só seguir o @DevCampinas no twitter e buscar sobre #DevCamp.

O Dev Camp cumpriu com seu objetivo: novidades, troca de experiências e reflexões. Como um dos palestrantes perguntou: como você se imagina daqui 40 anos? A área de tecnologia da informação está em constante mudança, para estar bem daqui 40 anos é necessário acompanhar tantas mudanças, lendo as novidades, acompanhando a comunidade e participando dos eventos. Foi interessante sair da rotina e ver o que acontece fora da IMA. Campinas ganhou uma nova ferramenta para o compartilhamento de conhecimentos. Que venha o DevCamp 2014 com mais novidades!

Daniel H. Garcia  ( @daniel_hg )

Anúncios

Tags:, , , , ,

3 responses to “Dev Camp 2013”

  1. Beth Vieira says :

    Reblogged this on FaceBethe comentado:
    O Daniel Henrique criou blog novo Byte is on the table, um espaço para compartilhar e debater sobre desenvolvimento web “y otras cositas mas” relacionadas ao tema. O post de estréia fala sobre a experiência dele no Dev Camp 2013.

  2. Vagner says :

    Show de bola em Daniel!

  3. Marcel (@marcel_aj) says :

    Algumas palestras já estão disponível no site … vale a pena!
    http://www.devcamp.com.br/programacao.php

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: